O Projeto

Cooperativa Uni Arte Costura

Não existe o conceito de lixo na natureza, tudo é reaproveitado em ciclos inteligentes e naturais! E foi pensando na transformação das pessoas e dos resíduos que nasceu o Projeto ReTornar em 2011.

Hoje, diversos resíduos produzidos pela Toyota do Brasil, como airbags, tecidos automotivos, uniformes e cintos de segurança, são destinados como matérias-primas para grupos de costura de Indaiatuba (Cooperativa Uni Arte Costura) e Sorocaba (Associação Social Comunidade de Amor - ASCA), gerando trabalho e renda para diversas famílias.

A Toyota doa esses resíduos e a Fundação Toyota do Brasil investe na qualificação do trabalho das costureiras e compra os produtos produzidos.

 

ODS 1 - Erradicacao da Pobreza ODS 5 - Igualdade de Genero ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Economico ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentaveis ODS 12 - Consumo e Producao Responsaveis
O Projeto ReTornar está conectado aos ODSs.

 

Impactos Positivos

Upcycling: mudar a mentalidade e o jeito de consumir. Reduzir, reutilizar e recuperar com criatividade. Aquilo que não serve lá se torna em algo totalmente novo aqui.

Gerenciamento de Resíduos: destinação inteligente de resíduos para reuso e upcycling, uma das alternativas para a Economia Circular.

Empoderamento Feminino: geração de trabalho, renda e aceleração de grupos comunitários de mulheres.

Ecologia Industrial: inclusão de fornecedores Toyota no projeto para aumentar e compartilhar o impacto positivo.

Consumo Consciente: produtos reinventados a partir de resíduos, feitos com mão de obra social, aproximando quem cria de quem consome em uma relação transparente, positiva e saudável.

Conheça mais sobre o Projeto ReTornar